Novos
trens de alta velocidade correm em linhas no norte da China
2017-09-27
10:24:31
O
trem Fuxing C2001 chega à Estação Ferroviária de Tianjin, em 21 de agosto de
2017. O Fuxing, os trens-bala de nova geração da
China, entraram em operação na Ferrovia Interurbana Beijing-Tianjin em 21
de agosto. (Xinhua/Yang Baosen)
Beijing, 22 ago (Xinhua) -- O
trem-bala de alta velocidade de nova geração da China, o Fuxing, entrou em
operação na segunda-feira em duas linhas ferroviárias que conectam as
principais cidades da região Beijing-Tianjin-Hebei.
O serviço de alta velocidade
marca um passo fundamental nos serviços de transporte integrado dentro da
região, uma vez que o governo chinês busca o desenvolvimento econômico
coordenado entre as três áreas.
O Fuxing saindo de Beijing
realizará todos os dias 39 viagens de ida a Tianjin e seis a Xingtai, na
Província de Hebei.
Os trens vão parar em 10 cidades
da região, incluindo Beijing, Tianjin, e Baoding, Xingtai e Shijiazhuang, em
Hebei.
Eles representarão 18% dos
serviços totais na linha Beijing-Tianjin, a primeira ferrovia de alta
velocidade da China, que começou a operação em agosto de 2008. Essa linha já
transportou mais de 200 milhões de passageiros.
A viagem entre Beijing e Tianjin
é curta e as autoridades ferroviárias forneceram descontos para os
trabalhadores pendulares, disse Wang Lunan, atendente de trem.
Muitas pessoas escolhem viver em
uma cidade e comutar através de trens de alta velocidade para trabalhar em
outra cidade.
Song Xin, presidente de uma
startup na Nova Área de Binhai em Tianjin, disse que sua empresa se localiza
perto da estação ferroviária de alta velocidade e ele faz duas ou três viagens
de ida e volta entre Beijing e Tianjin por semana.
A palavra Fuxing significa
rejuvenescimento em chinês, e os trens são uma atualização importante nos trens
"Hexie", harmonia. Completamente projetado e fabricado na China, o
Fuxing é mais espaçoso e eficiente em energia, com uma vida útil mais longa e
melhor confiabilidade.
Após 600 mil quilômetros de
testes, o novo trem tem uma vida de serviço projetada de 30 anos, 50% mais
longa do que seu antecessor, disse Yu Hongliang, mecânico do Departamento de
Ferrovias de Beijing.
O Fuxing também é mais moderno,
com tomadas elétricas, portas USB e WiFi gratuito.
Comparado com o modelo mais
antigo, seu consumo energético por 100 quilômetros é 17% menor quando corre a
350 km/h, informou Yu.
Ele também possui um sistema de
monitoramento sofisticado que automaticamente desacelera o trem no caso de
emergência ou condições anormais.
No final de junho, os novos trens
de alta velocidade correram pela primeira vez na linha Beijing-Shanghai, a rota
mais movimentada da China usada por mais de meio milhão de passageiros
diariamente.
Em 27 de julho, a China usou os
novos trens em teste para restaurar a velocidade máxima dos trens de alta
velocidade Beijing-Shanghai para 350 km/h, seis anos depois de ter sido
reduzido para 300 km/h.
O trem Fuxing operará a uma
velocidade de 350 km/h entre Beijing e Shanghai a partir de 21 de setembro,
anunciou na quarta-feira a China Railway Corporation.
A China tem a mais longa rede
ferroviária de alta velocidade do mundo, 22 mil quilômetros até o final do ano
passado, ou quase 60% do total global.
Cerca de um terço das ferrovias
de alta velocidade da China foi projetado para correr a uma velocidade de 350
km/h.
Os trens de alta velocidade
fabricados pela China foram vendidos para Indonésia, Rússia, Irã e Índia.
He Huawu, engenheiro-chefe da
China Railway Corporation, disse que o Fuxing será a principal exportação
ferroviária de alta velocidade da China no futuro.
O modelo pode ser adaptado a
várias situações geológicas e operacionais, incluindo climas extremos, uma
força competitiva de núcleo no mercado global, acrescentou.
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